05 setembro 2006

...


Já toda a gente sabe que a Educação não tem atravessado a sua melhor fase....isto há já vários anos. É cliché falar sobre ela, e quanto mais se discute o assunto, mais se toma consciência que não se aprende em manuais a mudar o sistema.
Não é só problema dos alunos, ou dos professores, ou dos pais, ou da ministra, ou do que quer que seja. A mudança requer-se a todos os níveis, na cabeça de cada um e com a ajuda de todos. Não sou idealista, constato apenas o que vejo.
O Ensino carece de união e quer se queira quer não, as coisas mudam e as pessoas têm que acompanhar, ficar parado é morrer e é estupidez pensar-se que mudanças profundas só virão quando o Ministério assim quiser. Infelizmente, e como se tem falado em todos o tipo de situação em Portugal, é que quem tem poder é que manda.
Parece-me que todo o sistema se afasta do essencial: educar. O Professor é em primeiro lugar um educador, não apenas a pessoa que está lá na frente a despejar matéria. O que me apercebi, é que cada vez menos o professor é respeitado e cada vez menos a profissão do professor é ensinar. O professor é mais um burocrata que um trasmissor de conhecimento e de educação, a todos os níveis. Muito me entristece que assim seja, e talvez nisto, tenha sido mais idealista do que realista.
O professor é malabarista, tem de cativar os meninos, tem de ser paciente para além do limite, tem de dar voltas e voltas para a tal "motivação", mas a verdade é que por mais que se queira, quando um aluno não quer aprender, não parte apenas do professor a tarefa de lhes mudar as cabecinhas, isto porque hoje em dia, o professor não pode "assustar "os meninos, não os pode repreender. De 4 obras que deveriam ter lido os meus alunos (uma turma de 30), ninguém o fez, nenhum aluno leu uma, sequer uma, das obras obrigatórias, para não falar dos textos que supostamente deveriam preparar em casa. Isto aconteceu no 8º ano. Com os alunos do décimo, que deveriam ter lido um conto (de 5 páginas) numa semana, passou-se a mesma coisa. Muito bem...planificações não foram cumpridas, porque o professor tem de dar a volta à situação e perder muito mais tempo do que previsto, e o mesmo acontece com os programas, que não são cumpridos, ou não são bem dados. Com isto só quero dizer que nem tudo está na mão do professor, o docente não pode obrigar os alunos a fazer o que quer que seja, e por mais técnicas e motivação que por vezes se utilize, nem assim vai lá, com a maior parte dos alunos.
Nas composições e respostas de testes, alguns dos alunos escrevem em linguagem sms...pois bem, mesmo descontando nas respostas, mesmo alertando para o facto de que isso não é escrita correcta e que não será aceitável num teste ou exame, a resposta é: "nós entendemos o que escrevemos, está lá tudo...toda a gente usa abreviaturas..." e o problema manteve-se.
Sei que não posso falar em grande experiência, porque simplesmente não a tenho, mas a verdade é que as coisas estão muito diferentes, e não passei pelo secundário assim há tanto tempo como isso. Mais uma injecção de realidade pura e crua.
Enfim, fica aqui uma sugestão para novos métodos de ensino...vale a pena ouvir, sempre dá pra rir um pouco. Vou pensar sobre isto nas minhas próximas aulas...lá para o ano 2020. lol

13 Sai da toca:

Anonymous Anónimo Sai da toca e diz:

Minha querida: nem calculas como te compreendo. Tenho entre mãos um caso idêntico ao teu (filha única, por sinal). Se tudo correr bem lá se vai até Espanha, ensinar português a adultos, porque parece ser a única hipótese de emprego e o futuro já era ontem e 2020 é quase tempo de reforma.
Muitas felicidades

Anonymous Anónimo saiu da toca a 06 setembro, 2006 17:08
Blogger António Sai da toca e diz:

Olá, "ovelhinha"!
Estás boa?
Quero dizer...pelo que li não estás muito bem do ponto de vista profissional!
O teu texto é exemplar da falta de interesse dos meninos e meninas (não todos, felizmente, pois ainda há muitos alunos de alta e média qualidade).
E quanto mais aumentam a escolaridade obrigatória, pior.
É uma farsa!
Quem não tem jeito ou vontade de estudar...que vá fazer outra coisa qualquer (como cavar batatas). O pior é que os paizinhos querem que eles sejam doutores...ah ah ah
Obrigado pela tua visita.
Volta sempre!

Beijinhos

Blogger António saiu da toca a 06 setembro, 2006 22:48
Blogger Miudaaa Sai da toca e diz:

Os novos métodos... é dar aulas em RAP... será que eles vão prestar, mais atenção???
A do disco riscado, também têm o seu encanto...
Mas a noticia manchete... tem pilhas de graça,,, mas os miudos fugiam, com toda a certeza!!!

Não sou professora, mas como mera transeunte deste planeta, não posso estar mais de acordo com o que deixas aqui BEM EXPLICADO.

1 beijo de miudaaa :-)

(passa pelo meu/teu sitio, deixei lá um recado para ti... é que habitualmente não deixo!!!)

Blogger Miudaaa saiu da toca a 07 setembro, 2006 19:20
Anonymous Anónimo Sai da toca e diz:

Vê-se que conheces bem o problema. Como não, se acarretas com as suas consequências? Também se vê que os que escreveram os comentários compreendem os males. Só que, à parte mínimas alusões à causa principal, parece que ninguém ainda se deu conta da verdadeira origem. Os principais responsáveis de tudo aquilo que concerne os interesses gerais duma população não podem ser outros que os políticos, que em Portugal se lhes permitem desresponsabilizar-se de tudo e se auto-absolvem dos seus actos malvadez que espalham a desgraça por todo o país. Todavia, neste caso, os segundos responsáveis são evidentemente os pais que, perfeitas bestas incivilizadas e rascas, contribuem eficientemente para a falta de civismo, o modo de pensar defeituoso e anormal que imprimem nos seus filhos.

http://leaopelado.bravehost.com/instrucao.htm#Mentira!

Anonymous Anónimo saiu da toca a 08 setembro, 2006 03:14
Anonymous Anónimo Sai da toca e diz:

Queria mandar-te um e-mail, mas não encontro comunicação no site, Se quizeres, por favor, deixa-me o enderço no Livro de Visitas que eu não o publico. E podes apagar isto, visto ser uma mensagem e não um comentário. Obrigado e desculpa.

Anonymous Anónimo saiu da toca a 08 setembro, 2006 03:45
Blogger Mac Adame Sai da toca e diz:

As três sugestões são, de facto, hilariantes. Quer dizer... já não sei se são para rir ou para chorar, que os imbecis do governo e correspondente ministério da educação são bem capazes de vir a ter ideias deste calibre.

Blogger Mac Adame saiu da toca a 08 setembro, 2006 20:58
Anonymous Anónimo Sai da toca e diz:

Plenamente de acordo.Entristecem-me alguns professores, sem vocação alguma. Deseperam-me alguns pais que se estão borrifando para o comportamento dos filhos e nem sequer contactam com os professores... e por aí adiante.

Anonymous Anónimo saiu da toca a 10 setembro, 2006 02:05
Blogger Politikus Sai da toca e diz:

Educação.... Creio que esse vocábulo está fora do Ministério da Educação.

Blogger Politikus saiu da toca a 10 setembro, 2006 22:04
Blogger margusta Sai da toca e diz:

Querida Ovelhinha,
...obrigada pelas tuas visitas :) , eu tenho andado a visitar os amigos aos poucos....falta de tempo...

Olha ovelhinha li o teu texto com muita atenção, e dá para perceber que não deve ser nada fácil!
Eu aos meus filhos costumo dizer que os professores estão ali a fazer o trabalho deles, e se eles não estudarem ou não prestarem atenção aos professores, os unicos prejudicados são eles...

Beijinhos e um bom fim de semana para ti.

Blogger margusta saiu da toca a 23 setembro, 2006 00:28
Blogger marco Sai da toca e diz:

vivam as professoras jeitosas!!

Blogger marco saiu da toca a 05 outubro, 2006 14:03
Blogger heidy Sai da toca e diz:

A culpa morreu de velha!Ninguém assume, e todos enterram a cabeça na areia. Aí reside o grandee problema!


Beijokas e coteveladas ó rapariga

Blogger heidy saiu da toca a 09 outubro, 2006 01:02
Blogger Rita Sousa Sai da toca e diz:

pois mas hoje o professor que é mais exigente com os meninos os paizinhos vão logo às escolas impor respeito e ameaçar. os pais nao os educam e acham que os professores tem tambem o papel de pais. se em casa os meninos não respeitam os proprios pais é impossivel respeitarem os profs. Agora ha muitos profs sem qualquer talento p o serem e que vão para essa profissão pois é aquela que pede a média mais baixa... mas para mim a culpa principal é do ministerio da educação. cabe ao ministerio da educação criar medidas para alterar a forma de se ensinar neste país. Fechar os cursos para profs que já os há Às carradas. alterar os programas escolares que para alem de serem enormes são muito chatos. dar uma formação mais adequada aos professores ou futuros professores e educar os pais....

Blogger Rita Sousa saiu da toca a 14 outubro, 2006 02:47
Anonymous Anónimo Sai da toca e diz:

pelas politicas educativas adoptadas ...ou eu me engano ou qualquer dia os professores ficam numa situação de não poderem educar limitar-se-ão a acompanhar o que cada estudante quer aprender...
FORÇ'AÍ!
js de http://politicatsf.blogs.sapo.pt

Anonymous Anónimo saiu da toca a 16 outubro, 2006 16:45

Enviar um comentário

<< Home